domingo, 23 de outubro de 2011

Revisitando a aula do dia 09/09/11!



Yago dando um show!!!!



Na aula de 09/09/11 discutimos sobre o desenvolvimento musical da criança dos 3 aos 6 anos.


Foi realizada atividade com a Música – Um barquinho ligeiro





1. Elementos desenvolvidos: ritmo, intensidade, dinâmica, andamento, exploração do movimento corporal, socialização, variação na forma de fazer
2. Idéia – barulho de chuva, mar, água para depois trabalhar a musica marinheiro só, fazer barquinho de papel.

Nesta data discutimos os seguintes textos:
• A dimensão lúdica da música – Leda Maffioletti
• A barca virou: o jogo musical das crianças – Teka Alencar de Britto
• Vivência Musical no contexto escolar – Ailen Rose Balog de Lima, Ellen de Albuquerque Borges Stencel

Por volta dos 4 ou 5 anos, a representação do real pelo som é fortemente ligada à vivência afetiva, passando a criança a utilizar o som de forma expressiva.

Quando as crianças de 5 anos, em um jogo dramático, realizam a música do mar calmo ou da tempestade, fazem a mímica corporal do estado do mar ao mesmo tempo que o representam pelo som. É a vivência corporal e afetiva que está presente.
CONSTRUÇÃO
Surge a preocupação de organizar a música, de lhe dar uma forma. Isso ocorre por volta dos 6 - 7 anos, quando o respeito à regra domina no jogo da criança.
As brincadeiras cantadas infantis são talvez umas das primeiras manifestações do jogo musical com regras.
Segundo Swanwick:
Entre os 2 e 3 anos, a criança encontra-se no Modo Sensorial. Atração pelos timbres, contrastes de intensidade e manipulação de objetos sonoros. Desorganização do tempo e tonalidade. Exploração irregular do som.

Aos 4 anos, inicia-se o Modo Manipulativo: interesse por técnicas instrumentais. Organização do tempo/compasso regular. Preferência por recursos conhecidos.
Aos 5 anos, percebe-ce claramente a Imitação. Progressão desde a expressão individual ao social. Imitação expressiva e aquisição do código musical da própria cultura (acomodação).

Aos 6 anos, a criança é caracterizada pelo Modo Pessoal, que evidencia a expressividade anárquica, as mudanças de tempo e altura. Uso de frase elementares sem repetição imposta (ligeiro controle estrutural).

Modo vernáculo - inicia aos 5 anos mas se manifestará aos 7 ou 8. Experiência de padrões melódicos ou rítmicos e manejo das estruturas aprendidas anteriormente.


A dimensão lúdica da música na infância
Leda Maffioletti
A dimensão lúdica da música na infância
ALGUMAS REFLEXÕES:
- Outros seres vivos também brincam
- Outros seres vivos também cantam
- Temos um potencial biológico que torna possível aprender música
- Espécie que vive em grupo
- Música tem significado social desde a infância

Ritmo e atividade lúdica:
•Universo que nos cerca é pleno de ritmos
•As atividades rítmicas tem caráter agregador
•Ordem, medida, movimento, e modo individual de executá-los

VERSOS E RIMAS
•Possibilitam o convívio social e troca afetiva
•Facilitam estratégias fonológicas utilizadas no processo de ler
•Propiciam a alfabetização universal –não apenas decodificar sinais
•Facilitam a compreensão da língua materna – o que cada expressão significa
•Existe uma “ cultura infantil “ e precisa ser promovida
•Intensifica a relação de pais e filhos
•São portadores de significados afetivos e culturais

MÚSICA NA VIDA DAS CRIANÇAS
•Reforça o jogo simbólico, tão presente no desenvolvimento da criança
•Música como brincadeira – cria imagens, representações, valores e significados

A FORMA COMO O ADULTO OFERECE A MÚSICA PARA A CRIANÇA TRADUZ O SEU ENTENDIMENTO ACERCA DO UNIVERSO INFANTIL, COMO CONSIDERA SEUS DESEJOS E EXPERIÊNCIAS!
Para relacionar-se com os adultos a criança precisa dominar seus símbolos, representações, imagens e significados sociais!
CONSIDERAÇÕES FINAIS
•A música é importante na escola porque é importante para a criança!
•A música é tão necessária à comunicação quanto a palavra
•A dimensão lúdica da música cria e sustenta o prazer de aprender.

A barca virou: o jogo musical das crianças
Teca Alencar de Brito

O texto em questão apresenta a música A barca virou como norte para atividades que envolvem improvisação, criação, construção de instrumentos e registro gráfico, que possibilitam o desenvolvimento musical de crianças entre 3 e 6 anos.
A criança é extremamente suscetível ao mundo sonoro que a circunda, e considerando que cada ser humano possuiu uma única trajetória no desenvolvimento musical, é preciso unificar experiências de escuta e de gestos produtores de som.
O fazer sonoro infantil integra cantar, cantar, movimentar-se, desenhar, registrar sons, improvisar...
Entre os 3 e 6 anos de idade as habilidades motoras finas se aperfeiçoam, a linguagem se aprimora, a sociabilidade se aprimora, inicia a leitura e a escrita. Então, o jogo musical infantil precisa ser possibilitado essa criança, para que possa desenvolver-se ainda mais.

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