quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Revisitando a aula do dia 07/10/11!

Em 07/10/11 concluímos a leitura e debate sobre os textos elencados para a disciplina, com a apresentação do texto: Um estudo comparativo entre apreciação musical direcionada e não direcionada de crianças de sete a dez anos em escola regular


Na sequência observamos o trabalho desenvolvido pela colega Giane para a música Lobo Mau, que desenvolve notas e alturas da melodia. Nesta atividade, fomos instigados a construir a música com pedaços de papel em uma superfície preta.








Da mesma forma, as colegas Chirle e Adriane apresentaram um Bingo de sons, em que, ao reproduzir um determinado som, deveríamos marcar na cartela do bingo. Os sons utilizados era os sons produzidos pelo corpo humano: bocejo, espirro, risada, grito.




Na sequência a turma foi dividida em trios, para os quais foram distribuídas canções. Cada grupo deverá elaborar para a próxima aula um Plano de Aula com sua canção e desenvolver com os colegas.
O plano deve conter:
1. Tópico Central
2. Público alvo
3. Objetivos
4. Conteúdos
5. Estratégias – contemplando a produção, apreciação, execução e reflexão.
6. Recursos
7. Avaliação
8. Observações


Nesta aula também tivemos a oportunidade de assistir à apresentação de dois trabalhos de conclusão do Pós - Turma II:

Trabalho de conclusão
Música na aula de natação para bebês: um estudo de caso numa escola de natação da Serra Gaúcha



Com base na experiência de colocar o filho na aula de natação, a aluna percebeu a importância da musicalização também nesta atividade física, escolhendo o tema como assunto para sua pesquisa.
Os professores das aulas utilizavam repertório apropriado às crianças, frisando o pulso de cada canção. Todas atividades desta aula são realizadas mediante a musica.
Apesar do empenho, capricho e conhecimento mostrado pela aluna, preocupa-me o uso da música com ferramenta apenas, em detrimento a sua exploração por si mesma, com suas várias possibilidades.

Trabalho de conclusão
Criação musical e audiopartitura: a musicalização na aula de artes






A acadêmica buscou mostrar as várias possibilidade de tornar interdisciplinar as ações relativas à musica e às artes plásticas, articulando imagens visuais, sonoras e registros gráficos não tradicionais.
O tema pareceu-me muito apropriado e criativo. Da mesma forma sua implementação junto ao público infantil é muito bem vinda por estes, alem de romper com padrões e estereótipos em educação musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário