quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Revisitando a aula do dia 14/10/11!

APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA:


Conforme relato da aula anterior, a turma foi dividida em trios, e, para cada trio foi entregue uma canção. A tarefa era elaborar um plano de aula a partir da referida canção. Os grupos apresentaram o que segue:

GRUPO 1
Música: A noite no castelo


A noite no castelo é mal assombrada
Lá tem um fantasma que faz: UUUUUUU!!!!
E tem uma bruxa também que faz: HA HA HA HA!
E tem um vampiro também que faz: FFUUUU...

Proposta metodológica:
O grupo cantou a música para os demais colegas. Na sequência dividiram a turma em grupos que deveriam continuar a música, criando outros versos para a história.

Meu grupo improvisou o seguinte:

As portas do castelo
Abriram sozinhas
O vento soprava
E uma moça inocente
Descia as escadas
E o William Bonner dizia: BOA NOITE!


GRUPO 2

Música: O grilo



Cri, cri...cri-cri-cri
Cri, cri...cri-cri-cri

Era uma vez um grilo feliz,
com patas, antenas, olhos e nariz.
Era uma vez um grilo feliz,
com patas, antenas, olhos e nariz.

Mas nem tudo são flores nesta vida...
Um belo dia, ele viu – ele viu?
Uma sombra– uma sombra
um sapato – um sapato?

ENORME

É incrível! Alguém pisou em cima do grilo! Isto é um cri-crime!
Cri, cri, cri,cri...
Mas nem tudo é tragédia nesta vida!
O grilo tentou mexer uma pata... oh, oh, oh... mexeu!
O grilo tentou mexer outra pata... oh,oh, oh... mexeu!
E cambaleou,e cambaleou, até que o grilo ficou em pé!

Era uma vez um grilo feliz,
com patas, antenas, olhos e nariz.
Era uma vez um grilo feliz,
com patas, antenas, olhos e nariz.

Cri, cri, cri, cri-cri... cri, cri, criiiiiii.....


Proposta metodológica:
Sentados em roda, começamos a conversar sobre o que era um grilo: seu som, aparência, onde ficam... então cada um recebeu uma folha e aprendeu a fazer um grilo de origami, passando depois a brincar com o este.
Na sequência foi contada a história do grilo, que foi amassado pelo sapato, conforme a música anterior.
O grupo também realizou atividades com bolinhas coloridas, que deveriam ser movimentadas pelo corpo, mediante melodia executada ao piano.



GRUPO 3
Música: Há



Há mil sons no ar, há mil tons no mar,
Há mil sons no ar, há mil anos luz,
Há mil pedras, folhinhas secas, água dos rios, verdes, lilás...
Homens de fibra tecem toda manhã um papel de paz!

Proposta metodológica:
O grupo cantou a música para os demais colegas

Essa canção pode ser trabalhada em séries iniciais do Ensino Fundamental, possibilitando a exploração dos sons da natureza e do corpo.




GRUPO 4
Música: Minha canção



Dorme a cidade
Resta um coração
Misterioso
Faz uma ilusão
Soletra o verso
Lavra a melodia
Singelamente
Dolorosamente

Doce a música
Silenciosa
Larga o meu peito
Solta-se no espaço
Faz-se a certeza
Minha canção
Réstia de Luz onde
Dorme o meu irmão

Proposta metodológica:
O grupo distribuiu oito sinos na sala e a turma deveria compor a escala de Dó Maior. Apos terem sido encontradas as notas, o grupo executou a musica ao piano e os demais colegas acompanharam-na cantando.

Plano de Aula - Sabiá


GRUPO 6
Música: Rei, capitão




Rei Capitão
Soldado Ladrão
Moça bonita
Do meu coração


Proposta metodológica:
O grupo propôs o trabalho com esta canção através de reggae, rap e funck. Pode ser utilizada a partir de 4ª série.



GRUPO 7
Música: Bambalalão


Primeira voz:
Era uma vez um cantador
Era uma vez um cantador
Transformava tudo em canção
Agradando o coração

Segunda voz:
Bambalalão
Senhor Capitão
Espada na cinta
Ginete na mão

Proposta metodológica:
O grupo propôs o canto da música, primeiramente em uníssono e, em seguida em duas vozes, dividindo as vozes graves e agudas.

Um comentário:

  1. Oi, Ligia! Muito legal seu blog! Você sabe onde encontro o áudio (ou partitura) da canção "O grilo" que você usou com seus alunos?

    Obrigada!

    ResponderExcluir