quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Revisitando a aula de 30/09/11!




Na aula de 30/09 discutimos o desenvolvimento da criança dos 07 aos 12 anos, embasando as concepções do sujeito da aprendizagem musical de acordo com Piaget – Período operacional concreto (7 aos 11 ou 12 anos).

De acordo com Piaget – Período operacional concreto (7 aos 11 ou 12 anos) – reversibilidade das ações
- diferenças entre as sonoridades
- percepção e expressão
- operatividade mental
- pertencimento de grupo e diminui a dependência do adulto
- êxito motiva!
- Imita e interioriza modelos de conduta
- Separação entre meninos e meninas
- Pensamento reversível – compara parte com outra parte e parte com o todo
- DIFICULDADE – abstrair
Na música:
- amplia extensão vocal, enriquece a expressão
- músicas com humor e paródias
- sincronia no ritmo
- acelerar tempos rítmicos
- gosta de instrumento de percussão
- interpreta e reconhece durações de figuras e silêncios
- é receptivo porque fixa temas, entende estruturas
- percebe frase ritmica inacabada
- dramatização de situações variadas


Também realizamos debate sobre os seguintes textos:
• Sopa de Letrinhas: notações analógicas(des)construindo a forma tradicional (Cecília Cavalieri França)
• Cadernos de música: um registro e muitas avaliações (Luciana Aparecida Schimidt dos Santos e Cleusa Erilene dos Santos Cacione)
• Flauteando e criando: reflexões e experiências sobre criatividade na aula de música (Luciane Cuervo e Juliana Pedrini)
• Práticas para o ensino da música nas escolas de educação básica (Luis Queiroz e Vanildo Marinho)
• Estudo comparativo entre a apreciação musical direcionada e não direcionada de crianças de 7 a 10 anos em escola regular (Karla Jaber Barbosa; Cecília França)



Sopa de Letrinhas: notações analógicas(des)construindo a forma tradicional (Cecília Cavalieri França)






O texto trata da notação musical analógica, explorando elementos: letras, paravras, onomatopéias.
A evolução do grafismo segue um caminho conhecido, apesar de que cada criança tenha experiências únicas, seguindo na evolução musical as mesmas fases do desenvolvimento.

A Notação analógica pode ser entendida como a analogia entre o campo auditivo e visual. O som nos remete a formas visuais e vice-versa, de forma aproximada. Ela facilita a performance, a escuta e a compreensão musical, com maior apreensão do que a notação tradicional, na qual muitas vezes a criança tem dificuldade de estabelecer relações entre grave, embaixo, agudo, em cima,

A questão não é memorizar, mas construir estes processos mentalmente para depois representar graficamente.

Muitas vezes são trabalhadas notações alternativas somente no inicio deixando logo em seguida e não retornando, fazendo parecer que é uma forma inferior e preliminar de notação .

As mudanças advindas com a música contemporânea demandam uma escrita mais flexível e tradicional, pois a música pode ser audível e visível.

A música contemporânea não respeita linearidade e cabe ao intérprete a sequência de eventos – é aleatória. A ideia é desconstruir e reconstruir , transgredir e transformar a forma.


Cadernos de música: um registro e muitas avaliações
Luciana Aparecida Schimidt dos Santos e Cleusa Erilene dos Santos Cacione


O texto em questão apresenta metodologia utilizada no ensino de música no ensino fundamental, através do registro por meio de cadernos como forma de organização do que é estudado. Sinaliza para o uso de um instrumento de apoio e reflete sobre a a avaliação na aprendizagem musical.

A dificuldade inicialmente apresentada pelas autoras baseia-se no uso da nota para “medir”o desenvolvimento extremamente subjetivo como é o musical. Assim, as atividades foram organizadas de acordo com as fases do desenvolvimento da criança, mas de forma bastante flexível. Os cadernos foram organizados em preto e branco a fim de ao longo do uso, garantir um caráter individual. Nas atividades também foram usados CD e DVDs como recurso.

O trabalho pautou-se pala Teoria do Desenvolvimento Musical de Swanwick, que relaciona as dimensões de critica musical, organizadas em quatro estágios: material, expressão, forma e valor.

Os cadernos de música, organizados em 9 volumes, englobam atividades que propiciam especialmente a apreciação, a execução e a composição, e assim como as aulas de educação musical, tem por objetivo desenvolver a musicalidade dos alunos através de vivências e atividades teóricas e práticas sobre estas três modalidades.

Práticas Para o Ensino Da Música


Exemplificando o texto acima, segue o vídeo:
Rap na Escola Carlos Bina:




flauteando na escola




Estudo comparativo entre a apreciação musical direcionada e não direcionada de crianças de sete a dez anos em escola regular

Karla Jaber Barbosa e Maria Cecília Cavalieri França



O texto em questão aborda, tendo por base a Teoria Espiral de Desenvolvimento Musical de Keith Swanwick, a comparação entre duas metodologias de educação musical: a direcionada e a não direcionada, objetivando explicitar quais as condutas metodológicas que podem facilitar a aprendizagem musical por parte da criança.

Os autores abordam as atividades de apreciação, criação e performance como essenciais para a educação musical. Em se tratando de apreciação, afirmam que esta pode ser considerada um indicador de maturidade musical. Neste sentido, a interferência no professor pode ser decisiva no crescimento do aluno.

A fim de comprovar que a interferência do professor no direcionamento da atividade de apreciação musical é fator que promove o desenvolvimento musical do aluno, foi escolhida a musica ARRE BURRINHO.

Na apreciação não direcionada, a peça foi executada quatro vezes e em seguida os alunos foram questionados acerca do que ouviram nesta música, fazendo anotações variadas.

Num segundo momento (apreciação direcionada), foi solicitado que as crianças respondessem perguntas, como: Quais são as partes desta peça?

O estuda infere, através da classificação dos resultado das observações tendo por base Teoria da Aspiral de Swanwick, que, quando ocorreu interferência do professor, os alunos revelaram uma compreensão musical significativamente mais refinada em relação ao trabalho independente. Daí a importância de investigar processos pedagógico-musicais, criando estratégias de ensino sintonizadas com o desenvolvimento das crianças.



Nesta ocasião também nos foram apresentado pela professora Denise dois vídeos. O primeiro demonstra uma atividade de seus alunos utilizando os sinos musicais e o segundo a interpretação na música "Noite nos castelo". Foi possível perceber que a criança deste período do desenvolvimento tem prezae em executar atividades musicais, desde que estas seja desafiadoras, dinâmicas e criativas.

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